Outro dia a minha biógrafa me perguntou quando uma pessoa deve ser considerada velha. Com qualidade? Apesar de reconhecer que o numero de anos vivido é um dado muito prático para se avaliar o envelhecimento de alguém e por isso ser adotado, em todos os lugares, como o elemento básico para a qualificação, na verdade é muito falho. Há os que dizem que se começa a envelhecer quando se nasce. Não deixa de ser uma verdade, pois começam os sintomas de envelhecimento realmente depois do nascimento.
Que sintomas são esses? Quando se pode dizer que alguém está envelhecendo? Também não é fácil esta conceituação. É a passagem do tempo, os anos vividos que devem conceituar o grau de velhice? De certa forma sim, mas entendo que não é só o tempo que deve ser considerado como referência primordial.
Assim como, quando estreamos um carro novo, o envelhecimento dele não vai variar só pela quilometragem já percorrida e sim por uma serie de outros fatores, no homem ocorre a mesma coisa. Um carro depende dos cuidados que temos com ele, combustível de primeira, lubrificagem perfeita a tempo e a hora, cuidado com a pintura, com as molas e por onde ele vai trafegar. Buracos não fazem bem a saúde de um carro. Com o ser humano é a mesma coisa. Cuidado com o combustível (alimentação),cuidado com as molas e amortecedores (músculos e articulações), evitar as altas velocidades e as freiadas intempestivas ( esforços físicos exagerados, sono menos que o necessário ) etc.
Nosso corpo é uma máquina e como tal deve ser tratado. E o pior que quando estraga uma peça não é fácil comprar outra e colocar no lugar. As oficinas são raras e as peças para reposição não são fáceis de comprar. Então o negócio é cuidar bem delas para evitar maiores problemas.
As nossas articulações tem um defeito de só funcionarem bem quando são muito bem usadas. Articulação parada, cada dia funciona menos, perde amplitude de movimento que nem porta de casa abandonada que range para abrir e não abre direito como abria no tempo que era usada todo dia. A elasticidade das artérias, a eficiência das válvulas venosos das veias dos membros, as contrações musculares, para ficarem em forma necessitam que sejam usadas com bastante frequência.
Enfim eu diria que o individuo ficou velho quando, por falta de exercícios físicos bem orientados, perdeu sua capacidade de andar direito.De evitar, por não manter seus reflexos proprioceptivos em forma, as quedas tão perigosas pelas fraturas que acarretam. Por não manter as suas articulações com uma amplitude de movimentos adequada, uma postura saudável e principalmente uma mente que faça de sua vida uma coisa gostosa de se viver.
Carlos Augusto Bittencourt Siva
Médico ortopedista e ortomolecular, formado em pedagogia, professor de educação física, criador e diretor do Projeto Gugu.