quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Coluna Saúde e Bem Estar

OS  TEMPOS MUDARAM
As sociedades, nos países mais civilizados e de melhor cultura, nos últimos tempos, evoluíram muito em relação aos conhecimentos sobre saúde e cultura geral. Principalmente pela melhoria relevante que começou pelo rádio, pela televisão e finalmente pela internet na comunicação entre todos os segmentos sociais.

Hoje tudo que acontece em todo o mundo chega ao conhecimento   no mesmo dia ou horas depois de transmitidos pelos estações de radio e de televisão.  Atualmente a internet é um local onde se pode obter qualquer esclarecimento, qualquer informação sobre todo o conhecimento humano. Qualquer doença, seja qual for, é só escrever  o nome no Google e aparece tudo que  a medicina sabe  sobre ela. É ler e ficar por dentro de tudo.  

Mas, a verdade é que essa facilidade de comunicação que  atinge quase toda a sociedade, pois hoje é raro uma casa, mesmo as mais modestas, que não tenha uma televisão e até um computador,  passou a ser um veiculo de comunicação muito eficiente.  Se compararmos a cultura de um idoso com mais de sessenta anos nos dias atuais é considerável mente  mais ampla , em termos gerais, do que os de cinquenta anos atrás .

Pouca gente, agora, desconhece os reais benefícios que os exercícios físicos proporcionam ao nosso organismo. Quase que em todas as revistas semanais têm pelo menos um artigo falando sobre  esse assunto e mostrando os resultados favoráveis, além daquelas dedicadas  à ginastica, como a SAÚDE, que é excelente.

Na verdade isto não tem tanto tempo assim. Quando criei o projeto de ginastica para a terceira idade, que viria ser chamado de Projeto Gugu, quando entrou para fazer parte do Projeto  Nomes da Prefeitura  de Niterói, há quase 17 anos, junto com o Projeto Gerson, Projeto Keller,   Projeto Grael  e  Projeto Tatui , em Niterói não havia uma academia com vagas para a terceira idade. Por isso, as senhoras que assistiam a minha palestra na Univerti sobre “ginastica para idosos e seus benefícios”, me pediram para que pudessem ter um lugar para fazer seus exercícios e assim foi criado o Projeto Gugu.       

Niterói talvez seja a cidade do Brasil, em relação aos seus habitantes, que tenha a maior assistência ao idoso.  O Projeto Gugu  tem 35 núcleos de ginastica em quase todos os bairros da cidade, na zona  Sul e  zona Norte.   Mais de 2000 pessoas fazem ginástica por dia em nosso projeto. Atualmente o  Projeto Gugu, além do patrocínio  da Prefeitura de Niteroi, tem mais patrocinadores  como o  a empresa Hortifruti , o Shopping  “ Tem tudo”   que mantém um núcleo em Madureira, com uma frequência de mais de cento e cinquentas pessoas diariamente  e o Shopping  Bay Market  com  um núcleo de ginástica e um de Dança de Salão.  Essas firmas são um exemplo de apreço à responsabilidade social que todas as empresas deviam ter.

Infelizmente o projeto tem capacidade para atender, pelo menos, mais umas 3000 pessoas, diariamente,mas o difícil é fazer com que elas  entrem para os núcleos e passem a usufruir dos seus benefícios.  Não sabem o que estão perdendo. É de graça, ganham camisa, aumentam muito seu círculo de amizades e o contado social através de bailes, passeios e mais uma serie de vantagens em lojas em parceria com o projeto.

Maiores informações sobre o Projeto Gugu, seus núcleos e suas atividades, entrem no nosso site www.projetogugu.com.br.     





Carlos Augusto Bittencourt Silva
Médico ortopedista e ortomolecular, formado em pedagogia, professor de educação física, criador e diretor do Projeto Gugu.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...