Quem não quer viver mais? Curtir a vida, a família, os amigos. Mas para viver mais, precisamos pensar em viver melhor. A Coluna Saúde e Bem Estar traz esse artigo para você pensar sobre sua vida a longo prazo. Leia e tome uma atitude.
Abç
Por incrível que pareça viver mais, ter uma longevidade aumentada depende, não só da herança recebida dos pais, da ação do meio ambiente sobre nós e de vários outros fatores, mas também , e muito de nós mesmos.
Existem duas maneiras de se envelhecer: o envelhecimento senescente ( Senescência ) e o envelhecimento senil (Senilidade).
- A Senescência é o tempo que uma célula é formada em nosso organismo e mesmo, sem sofrer nenhuma agressão do meio ambiente, morre. Todas as células do nosso corpo tem um tempo máximo para viver, em consequência todos os seres vivos nascem, vivem determinado tempo e morrem.
- O envelhecimento por Senilidade é aquele em que a vida da célula sofre agressões do ambiente em que vive e que diminuem seu tempo de vida.
Qual seria então, o nosso papel para evitar que isso aconteça e consigamos viver mais e com boa qualidade de vida?
Ninguém consegue viver sem sofrer os efeitos da senilidade. Porém evitá-los não é uma tarefa muito difícil. Em primeiro lugar é saber o que faz mal a gente, quais são as coisas que irão matar mais depressa as nossas células. Há também a possibilidade de aumentar a vida senescente delas. O envelhecimento senescente da pele, por exemplo, pode ser retardado se evitarmos, principalmente as pessoas de pele clara, os efeitos prejudiciais do sol sobre ela. A melanina, mais abundante na pele do negro, a protege muito dos raios solares.
Cada órgão do nosso corpo envelhece de uma maneira diferente. O aparelho digestivo , a medida que os anos passam, vai perdendo a sua capacidade absortiva ( o que se come não é totalmente absorvido ), o organismo passa a ter menos nutrientes indispensáveis e isso acarreta problemas em todo o organismo. Para minimizar esse efeito indesejável, o idoso deve complementar sua alimentação com a ingestão de todas as vitaminas, diariamente.
As articulações são órgãos que envelhecem muito cedo. Perdem elasticidade em suas cápsulas, ligamentos e outros elementos articulares ficando com diminuição da motilidade, indispensável para seu bom desempenho, ocasionando dores e facilitando as quedas tão perigosas para o idoso. As cartilagens que revestem as extremidades ósseas articulares e que não possuem vasos sanguíneos para sua nutrição, também apresentam modificações degenerativas . A única maneira de se evitar esses problemas é a prática do exercício físico diariamente. Mexer as articulações em toda sua amplitude é a maneira de se evitar o envelhecimento, não só delas como de todo o organismo, pois são indispensáveis , funcionando bem, para o exercício de todo o corpo.
As células sanguíneas tem um tempo de vida curto em nosso sangue, não chegam a durar um mês . Uma alimentação que não forneça ferro e proteínas para sua formação vai acarretar uma anemia. Uma alimentação deficiente é um fator que acelera o envelhecimento. Da mesma maneira, ou até pior é uma alimentação com alimentos que prejudicam o organismo como gorduras saturadas e outras gorduras , torresmo, pele de galinha frita, leite integral etc.
A maioria dos órgãos do nosso corpo envelhece substituindo os tecidos funcionais e saudáveis por infiltração gordurosa. Isto nos magros e nas pessoas de peso normal, imagina nos obesos. Quanto mais gordura no corpo menos anos de vida. A obesidade é hoje uma das doenças mais difundidas no mundo inteiro. Os velhos que vemos nas ruas são quase todos magrinhos , sem barriga, serelepes. O magro vive mais que o gordo.
Quem faz ginástica todos os dias, com exercícios que mexam com todas as articulações, com exercícios aeróbicos, de equilíbrio, de flexão, vive mais e melhor, muito melhor.